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Tradução e Interpretação em Libras e em diversos idiomas
Embora parecidas, tradução e interpretação não são a mesma coisa. Enquanto a tradução lida com a linguagem escrita, em um trabalho mais solitário, a interpretação facilita a comunicação oral entre pessoas que falam línguas diferentes. O intérprete atua por meio da tradução de mensagens de um idioma para o outro, tendo o objetivo de tornar a comunicação compreensível para seus clientes que não possuem as habilidades comunicacionais em determinada língua.
Transcrição e Revisão
Um serviço de transcrição é o ato de transformar uma mídia de áudio ou vídeo em texto. Boa parte das transcrições pedidas pelos clientes são feitas com a técnica do copidesque, que consiste em trazer o máximo de qualidade para o texto.Define-se a revisão de texto como as interferências no texto, visando a sua melhoria. Essas mudanças podem atingir palavras, frases ou parágrafos e ocorrem por cortes, inclusões, inversões ou deslocamentos.
Edição e Gravação
A edição de vídeo é a pós-produção e organização das tomadas de vídeo. Para apresentar ao público a edição de vídeo perfeita, os editores de vídeo devem ser razoáveis ​​​​e garantir que tenham um conhecimento superior de cinema, televisão e outros tipos de videografia. O editor de fotos é o profissional especializado em tratar, alterar e dar ajustes finais em uma imagem. Ele pode ter formação em diversas áreas, como fotografia, design, até mesmo jornalismo ou marketing, mas o mais importante é ter experiência com programas de edição e técnicas de fotografia. Editar é “fazer a edição de, dar a lume, publicar”. E editor é “aquele que edita”, sendo o termo também um neologismo para indicar “o responsável pela supervisão e preparação de textos especializados numa publicação que abrange assuntos diversos (jornal, revista, obra de referência etc.)”.Gravação é o processo de captura de dados ou a tradução de informações tanto analógicas como digitais para um dispositivo de armazenamento, que pode ser tanto físico como digital.
Plataformas de Estudos e Teleatendimentos Acessíveis
O conceito de teleatendimento era melhor definido como toda a operação que se comunica com o cliente via telefone, podendo ser de serviços como telemarketing, contact center ou call center. Hoje, incluiu-se a isso o Streaming em Teleatendimentos via Webcam. Já no caso dos estudos, as pessoas com deficiências não têm acesso a uma educação realmente voltada às suas condições especiais. Essas pessoas são tratadas como se não tivessem condições de aprender.
Legendagem
No cinema, televisão e jogos eletrônicos, as legendas são os textos que acompanham uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película. Comum em plataformas de streaming, é útil para garantir que todos que assistem àquele conteúdo entendam o que é dito. Legendar é um processo que faz parte da tradução audiovisual, assim como a dublagem.
Braille
O braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas inventado pelo francês Louis Braille, ele mesmo cego aos três anos de idade devido a um acidente que causou a infecção dos dois olhos. Para se entender o sistema braile é preciso conhecer os códigos e passar as pontas dos dedos no papel para sentir o que está escrito em relevo. A leitura é feita da direita para a esquerda e pode ser realizada com uma ou com as duas mãos.
Audiodescrição
A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso a cenas de um filme, fotografias, cenas de um teatro, obras de um museu, apresentações de um evento etc.
Palestras e Organização de Eventos
Organização de eventos é o processo de planejamento de um festival, cerimônia, competição, festa ou convenção. A organização de eventos inclui orçamentos, o estabelecimento de datas e datas alternativas, a seleção e reserva do local do evento, aquisição de licenças e coordenação do transporte e estacionamento.
Consultoria e Assessoria inclusivas
Existem diversos tipos de consultoria em acessibilidade e elas podem ser especializadas tanto em serviços e produtos específicos quanto gerais. Para você não se confundir e ter a certeza de que fez uma boa escolha, a melhor pedida é conhecer um pouco mais sobre o que fazem os especialistas! A grande verdade é que a acessibilidade deve ser responsabilidade de toda a equipe! Desde desenvolvedores que criam produtos acessíveis, passando pelo time de RH que promove a cultura da acessibilidade internamente, até o marketing que se comunica com os clientes de um jeito inclusivo. De qualquer forma, existem profissionais especialistas em acessibilidade, e o trabalho deles é super importante para que o seu negócio se desenvolva e se posicione de maneira acessível. Hoje em dia, eles podem trabalhar tanto de forma autônoma como sendo parte de Consultorias em Acessibilidade.
Cursos, Treinamentos e Formações
O treinamento é um tipo de ensinamento que tem como meta cumprir uma tarefa com resultado a curto prazo. Nesse caso, o aprendizado terá início, meio e fim, ou seja, um tempo determinado para ser executado com um objetivo pontual. O curso é um evento voltado à formação e/ou profissionalização das pessoas. Por esse motivo, costuma detalhar assuntos de determinada área de maneira mais teórica do que prática. A formação profissional refere-se ao processo de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho de uma profissão ou vocação específica. Isso pode incluir não apenas habilidades e conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais e princípios éticos.
Contratação e agenciamento de colaboradores
A agência é o elo entre o candidato e as empresas que oferecem vagas de emprego, sendo então um facilitador na aproximação entre duas partes que têm interesse comum, ou seja, uma que procura uma colocação profissional e outra que oferece a vaga. As vagas afirmativas, também chamadas de ações afirmativas, são medidas adotadas com o propósito de combater quaisquer tipos de discriminação na sociedade e, ao mesmo tempo, promover a igualdade de oportunidades para as pessoas que fazem parte de grupos sociais historicamente marginalizados, como pessoas negras, LGBT+, ...
Soluções inclusivas para empresas
Inovação é colocar ação para construir algo novo, apresentar mudanças, renovar, transformar situações, criar coisas inéditas ou mudar a forma antiga de se fazer algo. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente. Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, tinha claro que a inovação é o motor do crescimento econômico. Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015, tecnologia assistiva é definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tenham como objetivo promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência.
Capacitação de profissionais para atendimento acessível
O atendimento inclusivo é um conceito que se refere à acessibilidade e à inclusão de um maior número de pessoas que fazem parte da jornada do cliente. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais igualitária, independentemente dos tipos de público.
Narração e Dublagem para aulas e vídeos para diferentes mídias
A dublagem ou dobragem é a substituição da voz original de produções audiovisuais pela voz e interpretação de um ator quase sempre em outro idioma. Para atuar, o dublador precisa do registro de ator, o DRT, que é emitido a pessoas que tenham cursado faculdade ou escola técnica de artes cênicas ou teatro, ou que tenham comprovação da realização de cursos livres e atuação na área. Já a Narração profissional é a narração que vai envolver a sua audiência, esteja ela nas redes sociais ou por outro canal de vídeos online. Além de entregar a sua mensagem da forma que você precisa que ela seja entregue.
Serviços de acessibilidade para prefeituras e universidades
Licitação é o procedimento administrativo formal regra que se estabelece de forma prévia às contratações de serviços, aquisições de produtos, ou até mesmo para registrar preços para contratações futuras. O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública. A cotação de preços é uma pesquisa feita pelo comprador, que antecede a compra. Ela ajuda na tomada de decisão sobre determinado produto ou serviço. Através dela o cliente pode ter acesso a informações importantes como valores, condições de pagamento e prazos. Pela cotação é possível conhecer diversos fornecedores. A compra direta é uma compra com dispensa de licitação, fundamentada nos termos da Lei Federal 8.666/93, que regulamenta as licitações e contratações da Administração pública. Praticamente todas as cidades do território brasileiro têm optado por essa opção em momentos de pandemia e isolamento social.
Acessibilidade para audiências judiciais
O acesso a recursos tecnológicos ainda é uma realidade distante para várias classes sociais, carentes de recursos de toda espécie, inclusive os mais básicos para uma vida humanamente digna. Esses indivíduos precisam ultrapassar diversas barreiras para exigir direitos pela esfera judicial, não sendo a eles possível exigir participação em audiências tele presenciais, as quais necessitam de certo grau de conhecimento para o manejo das ferramentas, bem como equipamentos que permitem a comunicação, além do acesso à internet. Alguns advogados têm disponibilizado seus escritórios, juntamente com os recursos materiais necessários para viabilizar a prática do ato, afinal, em geral, é interesse da parte obter a solução do litígio com brevidade. A questão é tormentosa e muito sensível, merecendo atenção cuidadosa no estabelecimento de estratégias a médio e longo prazo. Outra questão importante diz respeito às barreiras para as pessoas com deficiência, sendo, pois, fundamental que sejam criados mecanismos para que essas pessoas possam ter participação plena nas audiências por videoconferência.
Pacote de Acessibilidade para campanhas eleitorais
Cidadania efetiva deve alcançar a todos, e isso requer medidas que promovam a acessibilidade das pessoas a tudo aquilo que as tornam cidadãs. A Justiça Eleitoral possui diversos mecanismos para garantir ao cidadão o acesso ao local de votação, entre eles o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo. O eleitor com deficiência pode requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas e/ou elevadores. Isso pode ser feito no cartório eleitoral até 151 dias antes das eleições. Até 90 dias antes do pleito, os eleitores com deficiência que votam em seções com acessibilidade poderão comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, para que a Justiça Eleitoral providencie, se possível, os meios e recursos destinados a facilitar-lhes o exercício do voto. Por fim, no momento da votação, se não tiver sido feito nenhum requerimento, o eleitor ainda poderá informar ao mesário suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie as soluções adequadas no momento. O eleitor pode também contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo, ingressando na cabina de votação e até mesmo digitar os números na urna. A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação. Todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual. Além do sistema braille e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções com acessibilidade e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual recebe sinais sonoros com indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada. Antes disso, é possível utilizar o alfabeto comum ou o Braille para assinar o caderno de votação, ou assinalar as cédulas, se for o caso. Também é assegurado o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos. No caso dos analfabetos, o voto é facultativo. Mesmo assim, caso alguém nessa condição decida votar e não saiba assinar, poderá utilizar a impressão digital do seu polegar direito. O eleitor analfabeto também tem direito a usar uma “cola” (anotação do número de seus candidatos) para facilitar a votação. É permitido o uso de instrumentos que possam auxiliá-lo a votar, mas a Justiça Eleitoral não é obrigada a fornecê-los.
Curso de Libras, Inglês, Espanhol e Alemão em diversos níveis
O ensino de idiomas, como o inglês, por exemplo, visa ensinar ao aluno uma segunda língua. Durante as aulas aprende-se regras gramaticais, ortografia, interpretação de texto e compreensão de dialetos e de pronúncias. A segunda língua é aquela que o estudante aprende no país em que ela é falada oficialmente. Um brasileiro estudando inglês em Londres aprende esse idioma como segunda língua, por exemplo. A experiência desse estudante é completamente diferente daquele que está fazendo um curso de inglês em seu país de origem. Em 2002, a Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão. “Agora a nossa luta é fazer com que a PEC [proposta de emenda à Constituição] 12/2021 seja aprovada para que a Libras seja reconhecida como segunda língua oficial do Brasil”, defende o presidente da associação.
Aulas de prática digital
Entre os que moram com idosos, esse percentual é de 68%. 65% estimam que os mais velhos têm dificuldade de usar as ferramentas digitais, quase o mesmo percentual (64%) entre idosos e na parcela que mora com pessoas dessa idade. 61% admitem que as ferramentas do mundo digital já fazem parte da rotina dos idosos. uanto às principais dificuldades encontradas pelos idosos ao usarem a internet e tecnologias digitais, 32% apontaram a falta de familiaridade com as ferramentas e a linguagem online como a principal; já 19% se queixaram ter dificuldade de ligar, conectar e usar os aparelhos; 17% relataram ter problemas com bloqueio
Acessibilidade para o seu site

Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas. As 5 principais barreiras que dificultam a interação de pessoas com deficiência com marcas no mundo digital

  • Imagens sem descrição.
  • Conteúdos sem janela de Libras e legendas.
  • Falta de audiodescrição.
  • Sites que não estão preparados para uma boa navegação por teclado.
  • Formulários sem acessibilidade.

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